Você sabe o que é performance?

você sabe o que é performance?

Uns definem performance informalmente como “forma de fazer algo acontecer”, outros como “demonstração de uma tarefa ou atividade”. Outros conceitos incluem: “Maneira ou jeito de executar algo”, “resultado obtido, atuação, desempenho”.

A palavra performance é de origem inglesa, usada em torno do ano de 1.300 e tem sua raiz no verbo “parfourmen”, que significa “fazer, levar adiante, cumprir”. Em meados de 1.700, após influência francesa, surgiu a escrita “performance”, mantendo o significado original, mas também relacionada a “demonstração” e “exibição em público”. Já no latim, a palavra performance é fruto da união de “per” mais “formáre” (formar, dar forma, estabelecer). Em seu significado mais elementar também significa “fazer, executar ou desenvolver uma determinada tarefa”. Resumindo, performance é uma palavra relacionada diretamente às dimensões do fazer, do realizar, do produzir. Então, por que não simplificar e usar o sinônimo em português “desempenho”?

Em nossos treinamentos, a palavra performance é apresentada no sentido de entrega, aquilo que de fato evidenciamos e oferecemos aos outros. É explorada no sentido mais amplo do seu significado original de “fazer ou executar”, mas está relacionada “ao nível de impacto e contribuição” daquilo que sou e faço. Envolve a imagem que construímos a partir dos padrões comportamentais que evidenciamos.

Associamos também à performance o equilíbrio entre todos os pilares essenciais da vida, de forma que o foco não seja tão somente alcançar objetivos e obter resultados, mas, sobretudo, saber manter e sustentar o que se alcançou. O interessante é que as pessoas que mais demonstram interesse por esse tema são pessoas que já apresentam elevada performance e que anseiam experimentar a superação dos seus próprios resultados. Buscar melhoria de performance é um processo natural do ser humano que o mantém vivo e em constante movimento.

Buscar melhoria de performance é um processo natural do ser humano que o mantém vivo e em constante movimento. Portanto, esperamos que você se surpreenda, a cada dia, com sua própria capacidade!!

 

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.