Para você, jovem!

Para você, jovem, tenho tanto a lhe falar… Quem você será no futuro? Hoje você tem tantas possibilidades e serão suas escolhas que definirão o que na sua vida se fará. Todos os dias você será colocado diante situações para as quais você terá que apresentar o seu SIM ou seu NÃO. Em muitos momentos o SIM será o mais indicado, em outras ocasiões, o NÃO será a sua melhor resposta. Você já deve ter ouvido tantas vezes a importância do NÃO às drogas, à bebida, à mentira, mas hoje quero lhe sugerir mais alguns NÃOs que farão toda a diferença na sua vida….

Diga NÃO à preguiça! Como diz Woody Allen, “80% do sucesso na vida é dar as caras”. Sem esforço, seus talentos não passarão de um potencial não concretizado. Ao dizer NÃO à preguiça, você automaticamente diz SIM à perseverança e à garra.  Não escolha os caminhos mais fáceis se estes lhe conduzem à uma direção que corrompe seus valores ou que lhe desvia dos seus objetivos. Os atalhos são as alternativas preferidas dos mais fracos. Lembre-se que a sorte é a consequência natural para quem se mantém no esforço contínuo. Angela Duckworth afirma que nos EUA, as empresas contratam mais os esforçados do que os inteligentes, pois segundo dados da sua pesquisa, garra tem a ver com esforço, com resistência, mais do que com inteligência.  Ela reforça que “não são as habilidades que asseguram o sucesso das nossas experiências, mas a atitude de nunca desistir”.

Diga NÃO à vergonha! Ela não lhe ajudará a melhorar em coisa alguma. Ao dizer NÃO à vergonha, você diz SIM a novas experiências, ao desafio e ao crescimento. Você ainda não sabe do que é capaz e somente deixando a vergonha de lado, você descobrirá seu potencial desconhecido. Você está em fase de descoberta dos seus interesses, e os interesses não são descobertos com introspecção, mas sim com experiência vivida e com interação. Lembre-se também que a frustração é um caminho necessário para o seu crescimento. Fugir das possíveis frustrações é fugir também do seu próprio potencial de superação. A vergonha aparecerá várias vezes na sua vida lhe convidando a se sabotar, lembre-se nessa hora que maior do que a vergonha é a sua capacidade de vencer e se desafiar.

Diga NÃO à distração! Atualmente, seu maior inimigo se chama celular. A conexão excessiva com o virtual lhe deixará desconectado das oportunidades na vida real. Você deixará de interagir, de conhecer novas pessoas, de abrir a cabeça e de viver experiências inéditas. Hoje em dia é muito fácil se distrair e se desconectar da vida de verdade. Vídeo games e redes sociais são caminhos mais fáceis de viver. Você não precisa se expor, se relacionar, falar, olhar no olho, sentir frio na barriga e nem vergonha de vencer. O mundo virtual é na verdade um mundo ilusório de segurança que lhe tira o mais belo da vida… viver! Talvez ela não pareça para você, mas a vida é curta, pode crer.

Diga NÃO aos prazeres imediatos! Você está com uma idade onde o centro do prazer é fisicamente mais desenvolvido no seu cérebro. Por esse motivo, suas decisões serão inclinadas para tudo aquilo que lhe proporciona prazer no aqui e no agora; porém, com consciência, foco e garra, você poderá desenvolver sua capacidade de abrir mão dos seus prazeres imediatos em prol dos ganhos que visualiza no longo prazo. Conecte toda e qualquer experiência que venha a viver a algo maior. Não perca seu projeto de vista. Que história você quer contar ao voltar para casa? Qual é a sua visão? Foque na direção dos seus objetivos e facilmente você perceberá a hora de dizer NÃO.

Diga NÃO à indisciplina! Coisas extraordinárias acontecem com a repetição de coisas simples. Rituais e regras definirão quem você será no futuro. Seu sucesso dependerá daquilo que você fizer repetidamente, sistematicamente e de forma correta. Seja fiel às regras da sua casa, da escola, dos times de esportes e de todos os grupos que você decidir fazer parte. Lembre-se que essas regras já existiam antes de você chegar e que elas serão determinantes na formação de quem você será. Portanto, aposte na disciplina, esteja disposto a perder para ganhar e você conhecerá do que você é capaz de realizar.

Diga NÃO ao mal humor e à ingratidão! Lembre-se que por trás dessa sua experiência existem pessoas que lhe amam e que apostam em você, seus pais. Certamente eles estão fazendo das tripas coração para lhe proporcionar essa experiência de crescimento e superação. Seja por desafios financeiros ou emocionais, eles terão sua parcela de dor. Não há outro nome que está movendo tudo isso que você está vivendo que não seja amor. Seja grato por tudo que lhe acontecer. Aprenda a viver! Nada de murmúrio ou reclamação. A virtude que contagia se chama alegria e a virtude que lhe transforma se chama gratidão.

E por fim, diga NÃO ao desânimo! Em muitos momentos, ele surgirá. A saudade baterá no peito e talvez em alguns momentos você se sentirá sozinho. Reaja! Respire fundo e levante a cabeça. Faça sua oração e lembre-se, por favor, que nosso Senhor jamais lhe deixará sem a Sua proteção. Hoje Ele tem algo a lhe dizer e que você nunca venha a esquecer: “Isto é uma ordem: sê firme e corajoso. Não te atemorizes, não tenhas medo, porque o Senhor está contigo em qualquer parte para onde fores” (Josué 1, 9).

 

Publicado originalmente na coluna Viver Melhor do Diário do Nordeste no dia 23/06/2018

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.