5 dicas de ouro para delegar tarefas

5 dicas de ouro para delegar tarefas

A capacidade de delegar tarefas é fundamental para o sucesso de bons líderes, porque, através dela, otimizamos os processos da execução das atividades e ganhamos mais tempo para a dedicação em tarefas que requerem nosso foco. Os líderes de uma empresa devem estar conscientes de que essa atividade requer experiência e uma boa dose de humildade para reconhecer as habilidades de cada membro de sua equipe e distribuir com assertividade todos os trabalhos.

Discorri sobre o significado e as funções de uma boa delegação no meu texto “Mas afinal, o que é Delegar?” e agora quero lhe ajudar com algumas dicas que considero essenciais para que você aperfeiçoe sua liderança e melhore o desempenho da sua equipe. Vamos lá?

Delegue tarefas prazerosas

Não forneça para sua equipe apenas tarefas exaustivas. Sabendo de suas habilidades e preferências pessoais e profissionais, delegue atividades que os deixarão entusiasmados. Essa atitude criará profissionais comprometidos com as atividades da empresa.

Reconheça habilidades

Você já deve ter percebido que cada membro de sua equipe possui uma habilidade específica, que os diferenciam dos demais na empresa e os destacam entre seus clientes. Eles devem sentir que você dá e reforça a credibilidade na equipe.

Explique as atividades

As pessoas não são ferramentas que realizam sua função em sequências de atividades repetitivas e de modo sempre eficiente ao longo do expediente. Antes de mais nada, um bom líder deve reconhecer que trabalham com seres humanos. Então, para que sua equipe sinta-se motivada com o trabalho, explique as tarefas de modo detalhado, especificando porque a execução está incubida à ela e por que aquele trabalho é importante. Ou seja, deixe claro os motivos da ação.

Cheque o entendimento das tarefas

Ao delegar tarefas, certifique-se que o delegado entendeu não apenas a importância da ação, mas também o passo a passo necessário para que a atividade seja concluída com sucesso. Se a tarefa for extensa, o mau entendimento pode resultar em uma perda de tempo que poderia ser aplicado em outra atividade.

Gerencie as expectativas

A ansiedade em visualizar os resultados almejados é alta, mas para que sua equipe sinta-se confiante, deixe claro que o seu papel, neste caso, é fornecer um suporte para as decisões que cada um deles precisam tomar. Dê liberdade!

Espero que você aplique nossas dicas e se torne um líder cada vez mais produtivo. Se gostou deste texto e deseja melhorar sua liderança com a equipe, conheça o Líder Servidor e potencialize suas habilidades.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.